segunda-feira, abril 04, 2005

O senhor que se segue

Depois da morte de João Paulo II, o que mais me tem assustado é a eventualidade de um membro da Opus Dei ser o novo papa. João Paulo II não deu a continuidade devida ao Vaticano II e a Igreja Católica voltou ao conservadorismo tradicional, perseguindo e afastando todos aqueles que tivesse ideias mais progressistas, como é o caso dos defensores Teologia da libertação. No entanto, o falecido papa promoveu a reconciliação das religiões e posicionou-se contra a guerra do Iraque.

Se a Opus Dei fica com o controlo total do próximo papa, então estamos prestes a entrar numa época de trevas e extremismos religiosos, bastante à imagem e semelhança da política de Bush para o mundo. A Opus Dei tem todas as características de uma seita, é uma organização semi-secreta, tentacular, com tráfico de influências como moeda corrente entre os seus acólitos, e com pretensões de poder. Se existe um Deus, deve estar muito descontente com esta Igreja hierárquica, conservadora, defensora dos ricos e poderosos, e (com a Opus Dei no poder) mais mafiosa que nunca.
Esperemos que assim não seja, para que a Igreja fique mais próxima daqueles que mais dela necessitam...

El Opus Dei busca a través de la práctica religiosa, el poder terrenal para la Iglesia Católica. Lo cual significaría un retroceso histórico al volver a confundir el Trono y el Altar bajo una misma fe o credo. Jorge Eliécer Salazar

Sem comentários: