quarta-feira, abril 20, 2005

O que é a Opus Dei

"O fim específico é trabalhar com todas as forças para que as classes dirigentes, principalmente os intelectuais, adiram aos preceitos e ainda aos conselhos de Cristo Nosso Senhor e os ponham em prática, e deste modo, fomentar e difundir a vida de perfeição em todas as classes da sociedade civil e formar homens e mulheres para o exercício do apostolado no mundo"(9).
Escrivá de Balaguer

Fica assim bastante claro o modo inteligente como a Opus Dei pretende conquistar o mundo para a salvação: primeiro e principalmente, convencer os intelectuais e dirigentes, por são esses que efectivamente governam o destino dos povos e, sobretudo, lhes ministram educação e cultura.

"Obedecer... - Caminho seguro. Obedecer cegamente ao superior {...}" (Caminho, 914)

A Opus Dei exige total obediencia hierárquica (nunca questionar o director espiritual). Exige "uma intensa vida sacramental, principalmente centrada na Missa e na Comunhão diárias e na Confissão semanal; a prática habitual da oração mental (até uma hora por dia); a leitura do Novo Testamento e de um livro de espiritualidade; a recitação do Terço; o exame de consciência; uma recolecção mensal e um Retiro anual; a procura constante da presença de Deus; a consideração da filiação divina; a recitação de comunhões espirituais, actos de desagravo, orações jaculatórias", etc., etc. Exige igualmente a prática quotidiana do sacrifício e da penitência, incluindo a mortificação.

Extraido deste interessante artigo sobre a Opus dei, escrito por João Pedro Ferro. É este o tipo de pessoas que controla agora o Vaticano. Gosto especialmente da parte das humilhações constantes e das mortificações. Qualquer semelhança com a idade média não é pura coincidência.

Sem comentários: