quinta-feira, abril 07, 2005

FSP 2005

Reunião plenária de organizações prepara iniciativa temática Resistências e Alternativas

No próximo Sábado, 9 de Abril de 2005, nas instalações da Universidade de Évora, no Auditório Espírito Santo, pelas 14 horas, realizar-se-á um importante plenário de movimentos e organizações sociais cuja Ordem de Trabalhos é:

o Orçamento
o “Associação para a Gestão”
o Programa da Iniciativa Temática
o Mobilização.

É, pois, objectivo importante estabelecer o programa da actividade conjunta a realizar na manhã de 14 de Maio, no quadro da iniciativa Resistências e Alternativas, inserida no processo do Fórum Social Português.

A proposta em análise é a seguinte:

1. A actividade conjunta, que será composta pela apresentação de breves comunicações seguidas de um debate, terá dez oradores e cada intervenção não deverá ultrapassar os dez minutos;

2. Dez vastas áreas temáticas estarão na origem de igual número de comunicações. As áreas temáticas são: paz, ambiente, ensino, democracia, sexualidades, serviços públicos (incluindo saúde), trabalho, desenvolvimento e economia social, imigração, pobreza e exclusão social;

3. Com vista à escolha dos oradores, a reunião plenária será fraccionada em reuniões parciais. Em cada reunião, as pessoas e organizações que decidirem integrar uma das dez áreas temáticas, adoptarão por consenso a proposta de orador dessa área, a qual será submetida à aprovação do plenário.

4. A escolha das organizações e respectivos oradores está submetida a alguns critérios:

a) a comunicação tem de se inscrever, claramente, no tema do encontro Resistências e Alternativas;
b) o orador tem de ser um activista da organização consensualizada para intervir;
c) no conjunto das dez comunicações, a paridade de géneros é imperativa;
d) devem ser privilegiados os mais jovens activistas (até 40 anos);
e) as organizações alentejanas são prioritárias.

Sendo uma iniciativa inserida no processo do Fórum Social Português, pratica uma política de abertura total das suas reuniões onde todos os participantes beneficiam de direitos iguais.
O plenário de Évora, de 9 de Abril próximo, é uma excelente ocasião de integrar novas participações e acolher a vossa experiência concreta no encontro temático Resistências e Alternativas.

Sem comentários: