Ainda alguma alminha caridosa me há-de explicar porque carga de água os malandros dos autarcas e similares precisam de ser renovados e os anjinhos da Assembleia não precisam. Não são todos eleitos tendo em conta a geografia do país? então porque é que os deputados podem ser isso a vida inteira e os autarcas não? é o poder da cidade grande que corrompe menos? é a capacidade intrínseca de servir o povo de um deputado ser superior á de um autarca, e por isso resistem melhor aos vícios do poder? e se um autarca passa a deputado ou vice-versa, então pelo facto de estar colado ao poder por 24 anos em cadeiras diferentes já não consideramos ser pecado? é isso?
Claro que ainda pode ser deputado Europeu, governador civil, ministro, funcionário do partido, secretário de estado, ou simplesmente ocupar um dos milhares de lugares cativos pelos partidos na Administração pública, podendo "viver" do seu cartãozinho rosa, laranja, azul ou vermelho, de acordo com a sua filiação, por umas boas centenas de anos; pelos vistos, uma carreira assim não é condenável; pelo contrário, a desmultiplicação em cargos distintos ao longo dos anos só demonstra iniciativa e desembaraço, podendo mesmo ser considerada como excesso de zelo no servir o povo.
Esta da necessidade de sangue novo na política por todo o Portugal Municipal, e depois não ter problemas em transformar a Assembleia num parque Jurássico ultrapassa-me...
Sem comentários:
Enviar um comentário