Manifesto de lançamento ABCD - Ação Brasileira de Combate à Desigualdade
Os signatários do presente manifesto têm consciência de que é possível e é necessária uma ação política afirmativa para combater a desigualdade, marca do Brasil desde sempre.
A esperança trazida pelo fim das ditaduras da América Latina foi arquivada por seqüências de governos de orientação econômica liberal, sem efetiva vontade política para promover justiça social. Esse quadro de descaminhos da política está associado a uma crescente e desigual globalização, que internacionaliza mercadorias e represa a força de trabalho, que instaura redes mundiais de informações e centraliza a capacidade de decisão, que dissolve as fronteiras para as corporações financeiras e produtivas, mas impõe condições desiguais nas trocas internacionais, que difunde as frentes de conflito e concentra o poder militar.
No Brasil, submetido à lógica do mercado internacional de capitais, uma economia limitada e exportadora concentra riquezas, restringe o mercado interno e promove exclusão econômica. A concentração fundiária no campo expulsa a força de trabalho para a cidade, onde o modelo de produção elimina postos de trabalho e conduz à marginalidade. Manter essa situação injusta é particularmente inaceitável neste país que tem condições notáveis para transformá-la, como a dotação natural, a variedade étnica e cultural, ou mesmo a unidade lingüística diante da extensão continental. Isso tudo e o desenvolvimento atual das forças produtivas permite conceber uma outra situação, em que se possa prover todos os cidadãos de condições materiais e culturais para uma vida digna, como direito universal.
(...)
Sem comentários:
Enviar um comentário