domingo, janeiro 30, 2005

FSM 2005 - XXII

Relação entre movimentos sociais intensifica-se no V FSM

Enquanto todas as atenções estão voltadas para o avanço das políticas comerciais e militares usadas pelos Estados Unidos na tentativa de construir uma hegemonia unilateral, a União Européia (UE) caminha pela sombra para estabelecer uma "nova relação" com as ex-colônias da América Latina. Nos últimos 10 anos, os esforços da UE para fechar acordos de livre comércio com países do continente equiparam-se aos de Washington. Porém, somente agora, à medida que o projeto da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) pára diante das contestações internacionais, estes tratados e acordos começam a aparecer com maior freqüência diante da opinião pública, e quase sempre apresentados como alternativas aos planos já desgastados do EUA.

Durante o V Fórum Social Mundial, redes e organizações da Europa e das Américas buscarão construir um movimento inter-continental para trazer ao centro dos debates a natureza desta "nova relação". Em conjunto, estas organizações realizarão dentro da programação do FSM, três oficinas sobre o tema "América Latina-União Européia: Dominação ou Cooperação?".

Fora da programação oficial, as organizações e movimentos sociais dos dois continentes realizam no penúltimo dia do FSM uma reunião estratégica para definir uma campanha comum contra os acordos de livre comércio e a dívida.

Sem comentários: