sábado, janeiro 22, 2005

FSM 2005 - X

Desconstruindo preconceitos históricos

Haverá actividades conjuntas das entidades que formam a Coligação Ecuménica, como painéis, oficinas e mesas de diálogo sobre ética, direitos humanos, espiritualidade, educação e cultura da paz, ao mesmo tempo em que cada organização desenvolverá actividades específicas.

"O Fórum existe para criar diálogos que aparentam ser impossíveis, como o abraço de um islâmico em um xamã indígena brasileiro. É um espaço de encontro de religiosidades, visões e sensibilidades características do ser humano, não importa a cultura ou a área geográfica", atesta Del Roio. Conforme o historiador, o FSM 2005 tem ainda a finalidade de desconstruir interpretações equivocadas e preconceituosas, que estão arraigadas em nossa cultura.

"O xamanismo é considerado atrasado e primitivo, no sentido prejorativo do termo. Ora, a tecnologia moderna do neoliberalismo destruiu rios e florestas, ao passo que, para o xamã, a água é sagrada. Quem é mais evoluído?"No espaço temático Ética, cosmovisões e espiritualidades, estão previstas também actividades sobre temas como agricultura biodinâmica, ecopedagogia, poema haicai, terapia floral, além de o Zen e a transformação social e Zoroastrismo - uma proposta ética e estética para a modernidade. Serão debatidos ainda o uso ritualístico da ayahuasca na contemporaneidade e a exploração de animais para fins científicos e alimentares.

"É necessário valorizar o que as culturas minoritárias têm a oferecer e aprender com elas", destaca Del Roio.

Sem comentários: