quinta-feira, janeiro 20, 2005

FSM 2005 - IV

Quatro grandes projectos culturais

Para organizar as mais de 400 actividades artísticas, a coordenação Cultural do Fórum elaborou quatro grandes projetos: Museu Vivo da diversidade, Diálogos de Rua, Mostra Intercontinental de Cinema e Memória Instantânea (Armazém A7 do Cais do Porto). Este último foi realizado durante o III FSM e agora apresenta-se ampliado na quinta edição do encontro.

"Serão disponibilizadas oito ilhas de edição, funcionando 20 horas por dia, para finalização de material audiovisual, sem qualquer custo", informa Marcos Barreto, coordenador da Comissão de Cultura.

O objectivo do projeto é contribuir para a construção da memória colectiva do Fórum Social Mundial. O material produzido será exibido no Museu Vivo da Diversidade, outro grande espaço de manifestação cultural. Lá será realizada, entre outras actividades, a mostra de resultados da oficina com os bonequeiros australianos Snuff Puppets, iniciada no dia 14 deste mês, além de diversas exposições, oficinas, actividades de grafitagem e performances.Também integrante dos projetos guarda-chuva, o Diálogos de Rua trabalha com a descentralização do Fórum, permitindo outras formas de diálogo entre o evento e a comunidade local. Vários palcos móveis garantirão que a construção de diálogos aconteça por meio do contato com diferentes linguagens (música, teatro e manifestações), levando as propostas do FSM para os bairros de Porto Alegre.

E a sétima arte, reunida na Mostra Intercontinental de Cinema e Vídeo, apresentará filmes vindos de todo o Brasil, Argentina, Canadá, Índia, Espanha, África, China, entre outros. A mostra ocupa duas salas da casa de Cultura Mario Quintana, além da Sala de Cinema PF Gastal, na Usina do Gasômetro; a Sala de Cinema e Multimeios do Santander Cultural; e o Auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa. Integram a programação cinematográfica as mostras Jean Rouch, Cinema ao Ar Livre, Especial: Ao Sul do Cinema - 20 anos do Fond Sud, Outros Mundos Estão Respirando - 2005, Operária do Cinema Brasileiro, dos Direitos Humanos, além dos vídeos inscritos no FSM.

Sem comentários: