quinta-feira, janeiro 20, 2005

FSM 2005 - II

3 espaços

Tenda Solidária do Movimento Negro - A Tenda Solidária do Movimento Negro é um lugar de referência de encontros e diálogos entre pessoas e organizações que em várias partes do mundo estão em lutta contra o racismo e todas as formas de discriminação e preconceito. A tenda é uma reedição do Quilombo Milton Santos e Lélia Gonzáles, que em outros encontros do FSM foi um centro dos seminários, painéis e oficinas vinculados à temática.

Espaço Puxirum (Indígena) - A cultura e as lutas dos povos indígenas da América Latina estarão representadas no espaço denominado Puxirum, que significa mutirão em tupi-guarani. A arte, aspectos do cotidiano, problemas, saberes e espiritualidade estarão sendo mostrados e debatidos pelos mais de 400 índios, que representam cerca de 100 povos. Esta é a primeira vez que os povos indígenas vêm organizados ao FSM e participam numa actividade específica. Nos últimos Fóruns, a participação foi isolada, com convidados e palestrantes em alguns eventos.

Tenda da Solidariedade (Já Basta) - Esta tenda será um local de encontro de todos os que lutam contra o livre comércio, a dívida, a militarização e a guerra. O objectivo dos organizadores é que o espaço seja um ponto de referência das campanhas sobre esses temas. A proposta é que os movimentos actuem de maneira colectiva, tanto na divisão do espaço como na programação das actividades. Além de pequenas reuniões e encontros, o tenda contará com uma mesa colectiva para que as organizações e grupos divulguem as suas campanhas, distribuam materiais ou possam omercializá-los a preços solidários. Organizadores: Grito dos excluídos/Campanha Continental contra a ALCA/Campanha Jubileu Sul Brasil/Alianza Social Continental / Rede dos Movimentos Sociais.

Sem comentários: