segunda-feira, novembro 29, 2004

A origem do Grande Canyon

Uma vez mais, o creacionismo vem à baila. Desta vez, querem pôr uma adenda nos livros escolares afirmando que o evolucionismo é apenas uma teoria...



Pior, no parque natural do grande Canyon, existe um livrinho a explicar uma "outra história" deste monumento natural. De acordo com o livrinho, o Grande Canyon tem apenas 6000 anos (e não as centenas de milhões de anos que os malandros dos cientistas dizem ter) e que resultou do dilúvio, o famoso evento bíblico onde um rapaz com jeito para a logística salvou a vida na terra construindo uma arca de madeira. Ou seja, à estapafúria teoria geológica que afirma que o Grande Canyon resultou de 270 milhões de anos de erosão, este livrinho contrapõe um Dilúvio Bíblico que durou umas dezenas de dias, com um tal de Noé e uma carrada de bichos a safarem-se numa barcaça mal amanhada (acho mal que o Noé não tenha salvo as plantas, mas parece que elas depois se orientaram, talvez por intervenção divina). Mais grave ainda: o livrinho é vendido nos serviços do parque, como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Isto seria anedótico, se não tivesse consequências dramáticas: é que parece que a maioria dos Americanos acredita mais no criacionismo que no evolucionismo. E esta é a América de Bush. No mesmo país, convive uma elite científica na vanguarda da investigação mundial com uma sociedade fortemente conservadora, que acredita que o Grande Canyon teve origem no Dilúvio (em Portugal o dilúvio fez o Pulo do Lobo, no Guadiana, segundo reza a história).

(o link chegou via Maria João)

Sem comentários: