quarta-feira, novembro 24, 2004

Esquerda ou direita?

Porque é que se conduz pela direita nuns países e pela esquerda noutros?



Segundo a opinião de Carlos Evaristo, tudo começou com uma enchente de fieis no Vaticano por causa de uma relíquia. A negativa do Papa em mostrar a relíquia fez com que todos os fieis saissem da basílica ao mesmo tempo, pela mesma ponte. A ponte foi abaixo com o peso e muitos morreram. Então o papa decretou que para aceder à basílica deveriam entrar pela direita (ponte) e sair pela esquerda (outra ponte) e a coisa pegou...Com o movimento protestante em Inglaterra, os ditos resolveram abulir as relíquias e circular pela esquerda. Enfim, uma história um bocado rebuscada.

Segundo estes senhores, a história é bem diferente:

No começa toda a gente andava pela esquerda, porque na violenta idade média, era boa ideia passar pelos outros andarilhos pelo lado direito, já que sendo a maioria das pessoas destras, poderiam mais facilmete sacar do espadalhão com o braço direito e aviar quem lhe quisesse mal. Para os cavaleiros o mesmo, já que pela esquerda (lado do cavalo por onde se monta e desmonta) estariam resguardados pela berma da estrada de algum ataque. Mas entretanto, a partir de 1700, por causa da condução de grandes vagões em França e na América, uns quantos começaram a andar pela direita. Mais tarde, a revolução Francesa deu um grande impulso à condução pela direita: antes da revolução, a aristocracia passava pela esquerda, obrigando o povo a ir pela direita; depois da revolução, para manter a descrição, os nobres juntaram-se à plebe na direita. Em 1793, foi decretado que se circulava pela direita.

Mais tarde, Napoleão alargou o "direitismo" aos países baixos, Suiça, Polónia e Rússia, assim como a algumas partes de Espanha e Itália. Os estados que resistiram a Napoleão continuaram a circular pela esquerda, incluindo Portugal. Até à Primeira grande guerra, em Portugal continuámos a circular pela esquerda. Apenas nos anos 20 passámos a circular pela direita, exactamente no mesmo dia, em Portugal e nas colónias, excepção feita para as colónias fronteiriças a países "esquerdistas", como Macau, Goa e Moçambique. Timor mudou para a direita, mas a Indonésia em 75 obrigou ao retorno à esquerda.

A razão de se voltar para a direita nos anos 20, é para Carlos Evaristo clara: "Em Portugal, o trânsito também terá circulado em sentido contrário até 1922, altura em que alguém terá explicado as origens dessa regra de trânsito. Só então é que se começou a circular pela direita."

As duas histórias coincidem na data de inversão de circulação em Portugal. Seja qual fôr a verdadeira história, o que fica é a regra de trânsito, independentemente de ter sido por decreto papal ou fruto da revolução francesa.

Entretanto, acho que Timor não voltou a circular pela direita...

Sem comentários: