quarta-feira, setembro 29, 2004

Partenia II

Partenia é uma diocese virtual, cujo bispo, Jacques Gaillot, caiu nas más graças do Vaticano em consequência das suas ideias e tomadas de posição pouco ortodoxas:

Em Maio de 82, Jacques Gaillot é nomeado bispo de Evreux.
Homem de terreno, interveio muitas vezes nos acontecimentos da actualidade. Em 1983, dá o seu apoio público a um jovem objector de consciência citado perante o tribunal de Evreux. Em 1983, durante a assembleia anual do episcopado, é um dos dois bispos que votam contra o texto do episcopado acerca da dissuasão nuclear. Em l985, toma posição a favor da insurreição dos palestinianos dos territórios ocupados e encontra-se com Yasser Arafat, em Túnis. É convidado pela ONU por ocasião de uma sessão extraordinária sobre o desarmamento. Em Julho de 1987, vai à África do Sul a fim de estar com um jovem militante anti-apartheid de Evreux, condenado a quatro anos de prisão pelo regime de Pretória. Para fazer essa viagem, teve de renunciar a estar presente na peregrinação diocesana a Lourdes. O que suscitou muitas críticas.
Novembro de 1988. Intervém no âmbito fechado da assembleia plenária de Lourdes para propor a ordenação de homens casados.
Outubro de 1989. Participa numa viagem à Polínésia francesa, organizada pelo Movimento da paz, para pedir a suspensão dos ensaios nucleares franceses.
A 12 de Dezembro de 1989, toma parte na cerimónia da colocação das cinzas do abade Gregório no Panteão. É o único bispo francês a ter esse gesto.
Em 1991, exprime a sua oposição à guerra do Golfo publicando um livro "Carta aberta àqueles que pregam a guerra e obrigam os outros a fazê-la". Condena o bloqueio contra o Iraque.
Jacques Gaillot promoveu um sínodo que durou três anos. Escreveu uma dúzia de livros
entre os quais um "Grito contra a exclusão" não passou despercebido. O autor critica severamente as leis sobre a imigração do ministro do Interior da altura. Este livro servirá de "pretexto" a Roma para a sua destituição.
O cutelo cai : "Amanhã, sexta-feira 13 de Janeiro ao meio dia, deixará de ser bispo de Evreux". Jacques Gaillot torna-se bispo de Partenia, uma diocese situada nos planaltos de Sétif, na Argélia, onde ele tinha feito o serviço militar. Desaparecida no século V, a diocese de Partenia transforma-se no símbolo de todos aqueles que, na sociedade ou na Igreja, têm a impressão de não existir.
A decisão de Roma provocou uma onda de incompreensão em França e no estrangeiro e deixou feridas de injustiça em cristãos e não cristãos.
Jacques Gaillot tornou-se "um bispo diferente", inventando o caminho, com a paixão do Evangelho fora de muros. Trabalha em Paris com os estrangeiros sem papéis, as famílias sem abrigo, os jovens sem trabalho. Partenia, diocese sem fronteiras, tornou-se um espaço de liberdade para os "sem".

Sem comentários: