sexta-feira, setembro 10, 2004

Outono florido

Sim, mas o Outono também se faz sentir em Lisboa. Já repararam numa árvore escandalosamente cor-de-rosa, completamente florida agora (à frente do CCB, no jardim do Hot Club, no Jardim botânico, etc.)?



Da família das BOMBACACEAE, prima do famoso embondeiro (chamam-lhe Baobá no Senegal, Polón na Guiné - a árvore gigante de África, considerada a árvore mais corpulenta do mundo e celebrizada pelo Princepezinho - fotografia á direita), está agora brutalmente florida a Barriguda ou Paineira rosa, palo-boracho (Espanhol), Tokkurikiwata (Japonês), oriunda da América do Sul, que tem como nome científico Chorisia crispiflora. É uma versão minorca do embondeiro, mas quando florida, dá um ar da sua graça, pela imensidão de flores rosas que surprendem por vir em contra-ciclo, tipo de repente, no meio da crise, o pessoal começar todo a ficar muita contente, pulando de alegria com a subida do desemprego e com o aumento dos preços....





Chorisia crispiflora

O nome japonês, "tokkuri kiwata" é-lhe atribuído porque tem o tronco em forma de tokkuri e os seus frutos produzem algodão, e por isso vai daí, chamam-lhe também “ki” e “wata”.

Lá, nas Américas meridionais, floresce de Fevereiro a Abril; cá floresce agora, de Setembro a Outubro, o que tem lógica, já que estamos no outro hemisfério. Nos dois casos, floresce notavelmente a princípios de Outono.




O tronco, fica inflado com células que armazenam água, esticando a casca da árvore e ganhando assim a tão característica barriga. Têm também numerosos aguilhões, com a quantidade destes a variar de indivíduo para indivíduo (fotografia aqui mesmo ao lado).

E pronto, agora já podemos saber o bem que esta árvore nos pode fazer à alma:

"Sensação de felicidade e calma no coração. Sentimento de aconchego e de não estar sozinho. Facilita a vida comunitária, na família e no trabalho, harmonizando a comunicação numa transmutação do aspecto crítico. Conforta e alegra. Trata a tristeza e mágoa trazidas por agressões subtis, sarcásticas ou irónicas, pequenas "alfinetadas" desferidas por pessoas próximas, pequenas ofensas mas que acarretam sangramentos na alma com sensação de solidão e de estar sem os amigos verdadeiros. Desapontamento de relacionamentos e decepções do quotidiano. Harmonização ambiental."

PP

PS1 – tokkuri é o nome dado às garrafas de Sake, ki é árvore e wata algodão. O que dará em Japonês “Árvore de algodão em forma de garrafa de Sake”; mesmo assim prefiro Barriguda...

PS2 – Este post é em homenagem à Lisou...

PS3 - Reciclagem de um post do passado Outono...

Sem comentários: