sexta-feira, setembro 10, 2004

Genocídio em Darfur

Hoje, pela primeira vez, os EUA falaram de Genocídio ao referirem a tragédia de Darfur.

A Human Rights Watch descreve a situação insustentável que vive a região. Se até ao fim do ano nada for feito, aos mais de 50 000 que já morreram (o número pode ser ainda maior) haverá que somar outros 100 000, vítimas da intolerância de uns e da passividade de outros...

"O Governo do Sudão é responsável por "limpeza étnica" e crimes contra a humanidade em Darfur. O Governo e as milícias árabes Janjaweed por si armadas cometeram numerosos ataques sobre as populações civis dos grupos étnicos Fur, Masalit e Zaghawa (Africanos). As forças governamentais supervisionaram e participaram directamente em massacres e execuções sumárias de civis - incluindo mulheres e crianças - , violaram mulheres, incendiaram e destruiram cidades e aldeias e forçaram o abandono de terras há muito habitadas por estas Etnias. Dezenas de milhar foram mortos, mais de 110 000 fugiram para o Chade e mais de 1 milhão estão sem casa mas encurralados em Darfur, sujeitos a todo o tipo de abusos e brutalidades." Continua - em inglês; leia o relatório completo da HRW.

Apesar desta notícia estar praticamente ausente dos Media, é sem dúvida o maior drama que hoje o Mundo vive... Comparativamente, estou-me completamente nas tintas para o CV militar de Bush ou de Kerry. Absolutamente.

Sem comentários: