terça-feira, setembro 28, 2004

FSM: inscrições abertas

Abertas as inscrições para o Fórum Social Mundial 2005 As inscrições para o FSM 2005, que acontecerá em Porto Alegre (Brasil) entre os dias 26 e 31 de janeiro de 2005, já estão abertas para organizações e indivíduos. O Fórum Social Mundial de 2005 será construído sob uma nova perspectiva e metodologia, com o objetivo de ampliar ao máximo a possibilidade de convergência, multiplicar os diálogos durante o evento e evitar a repetição desarticulada de atividades sobre o mesmo tema. Essa iniciativa parte da premissa de que não é possível construir um outro mundo sem somar esforços, construir alternativas e articular ações e campanhas em comum.

O primeiro passo nesse sentido foi a realização da Consulta Temática entre maio e julho últimos, da qual participaram mais de 1.800 entidades. Na Consulta, as organizações informaram quais temas, sugestões de lutas, questões, problemas, propostas ou desafios pretendem discutir durante o evento. Da análise dessas respostas foram definidos onze espaços temáticos e três espaços transversais.

Entender essa nova metodologia do FSM 2005 é essencial no momento da inscrição. Assim como nas outras edições do evento, ao propor uma actividade auto-gestionada, cada organização terá de vinculá-la a um dos onze espaços temáticos. A grande novidade é que essa informação ficará disponível numa consulta pública, de forma que outras organizações possam ter acesso aos contactos das entidades inscritas e aos conteúdos das actividades propostas. Para possibilitar esse processo, o site das inscrições conta com um sistema de busca, de forma a possibilitar que as organizações possam encontrar as demais entidades com temas e propostas em comum, seja por palavra-chave ou por propostas (de actividades e por espaço temático). Nos próximos dias, a página de inscrições também oferecerá um sistema de busca avançada.

Sem comentários: