quarta-feira, setembro 01, 2004

Energias alternativas

Em várias partes do mundo, o potencial da energia eólica diminui o dos combustíveis da origem fóssil, e, ao contrário do que acontece com o petróleo, o gás e o carvão, sua fonte é inesgotável. Mas até agora apenas uma fracção muito pequena desse potencial tem sido explorada. Ao fim de 2003, foram gerados em todo o mundo 39.000 megawatts de energia eólica, o equivalente à produção de uma dúzia de centrais nucleares.

O vento é a fonte de energia com maior potencial de crescimento. De acordo com estimativas do departamento de energia dos Estados Unidos, o vento poderia fornecer o equivalente a mais de 15 vezes a energia total consumida anualmente em todo o planeta. Além de diminuir o vício do mundo industrializado pelo consumo quase exclusivo de combustíveis fósseis, o vento poderia levar energia elétrica a dois mil milhões de habitantes de nações subdesenvolvidas que, actualmente, não têm qualquer perspectiva de contar com esse serviço.

O mais intenso desenvolvimento dos recursos eólicos foi o obtido pela Europa Ocidental.

A Alemanha está no topo, com um terço de toda a produção mundial. A pequena Dinamarca obtém do vento 20% de sua energia, o que representa cinco vezes mais da produção Chineza através da mesma fonte.

Outras Palavras (leia o artigo completo).

Sem comentários: