segunda-feira, setembro 20, 2004

ATTAC à fome no Mundo

As primeiras propostas em estudo para a criação de um fundo mundial contra a fome e a pobreza foram feitas por Lula no início deste ano.

Entretanto, formou-se um grupo de países para preparar a proposta que inclui também a França, o Chile e a Espanha. O objectivo da equipa é estudar mecanismos inovadores para financiar o combate à fome em todo o mundo, que afecta mais de 850 milhões de pessoas.

"Uma das propostas em exame é a taxação de determinadas transações financeiras, especialmente as oriundas de paraísos fiscais. Outra ideia seria um imposto sobre o comércio de armas", disse Lula.

"Creio que a proposta se justifica por razões não apenas económicas, mas, sobretudo, éticas."

O grupo estudou igualmente formas de promover investimentos socialmente responsáveis, bem como contribuições voluntárias do sector privado e de indivíduos.

Hoje estas propostas estão a ser discutidas na ONU, com um conjunto de responsáveis de mais de 50 países, responsáveis do FMI, do Banco Mundial e do Programa Alimentar Mundial. Na génese desta iniciativa estão as Metas de Desenvolvimento do Milénio, que estabeleceram objectivos para a redução da pobreza e à promoção do desenvolvimento sustentável. Curiosamente, o imposto sobre as transações financeiras é exactamente o que há já alguns anos a ATTAC preconiza como meio de combater a desigualdade no mundo. Afinal as utopias podem ser postas em prática, sendo necessário apenas um bocadinho de vontade política...

PS - aguardamos o resultado desta reunião com impaciência...

Sem comentários: