terça-feira, agosto 24, 2004

O Povo: questionário

À questão (no programa um contra todos):
"Segundo a Constituição a quem pertence o poder político?" e dadas três hipóteses de resposta, "O Presidente da República, o Primeiro Ministro ou o Povo", todos responderam mal, apenas oscilando entre o Presidente e o Primeiro (tento não pronunciar nem escrever esses nomes malditos, para não estragar a minha boa disposição estival), mas nunca pensando que poderia ser o povo!

Este acontecimento, sacado do Abrupto, pode ter várias explicações possíveis (EPn na chave), umas triviais, outras técnicas, organizadas numa chave de identificação dicotómica:

A1 - O universo estatístico de onde foi sacada a amostra (mais de trinta manfios, afirmou quem viu) estava enviesado, já que apenas canastrões de pouca cultura e ainda menos conhecimentos têm tempo para ir a concursos manhosos de televisão - EP1 Explicação do Universo manhoso.

A2 - O universo estatístico era um bom universo; a amostra é representativa da esmagadora maioria dos Portugueses - passe para a letra B.

B1 - Desde sempre que o povo Português é um pau mandado, desconhecendo por completo o significado da palavra democracia; as idas às urnas seriam apenas um reflexo condicionado, respondendo ao apelo do Presidente e do Primeiro - EP2 Explicação pseudo-histórica ancestral.

B2 - O povo Português até há muito pouco tempo sabia que o poder ao povo pertence, e por isso é que ia responsavelmente às urnas. A razão será outra... passe para a letra C

C1 - Com saudades da monarquia e do fascismo, 99,9% dos Portugueses transferiu as figuras do "Rei" e do "ditador" para o Presidente e para o Primeiro - EP3 Explicação completamente idiota.

C2 - Depois do presidente ter decidido que determinado sujeito seria primeiro, mesmo contra a vontade do povo, a maioria dos Portugueses rendeu-se à evidência de que quem manda são eles, não nós - EP4 Explicação empírica pura.

Pessoalmente, acho que as coisas não são assim tão simles, e são vários os factores que contribuiram para o descalabro das respostas, com um bocadinho de EP1 e EP2, talvez 2 ou 3 EP3, tudo isto agravado com a situação EP4. A solução seria por isso mutivariada, faltando ainda umas 5 ou 6 variáveis explcativas que de momento nos estão a falhar... Mas mesmo assim, depois destas racionalizações todas, não deixa de impressionar.....

Sem comentários: