sexta-feira, agosto 20, 2004

CIVILIZAÇÃO OU BARBÁRIE



Encontro internacional
CIVILIZAÇÃO OU BARBÁRIE
Serpa e Moura, 23-25/Setembro/2004

O Encontro Internacional "Civilização ou Barbárie", a realizar-se no fim de Setembro nas cidades de Serpa e Moura , no sul de Portugal, destina-se a debater os grandes desafios e problemas do mundo contemporâneo. O nome escolhido para o evento — Civilização ou Barbárie — simboliza as ameaças que impendem sobre o Mundo no início do século XXI.

A iniciativa é do sitio web resistir e da revista portuguesa "Vértice". Ela conta com o patrocinio de instituições culturais da Europa e da América e com o apoio de municipalidades do Alentejo.

Os promotores do encontro consideram que a humanidade atravessa uma crise global — simultaneamente económica, social, financeira, energética, ecológica, militar e cultural — inseparável de um projecto de dominação planetária que configura uma ameaça à propria continuidade da vida na Terra.

O Encontro tem por objectivo aprofundar a reflexão sobre os efeitos devastadores de uma estratégia de poder que, pela sua ambição e desumanizaçao somente encontra precedente na desenvolvida pelo III Reich alemão. Ao mesmo tempo, pretende contribuir para a tomada de consciência do perigo, respondendo assim aos objectivos do Forum Social Mundial, e para a mobilização da combatividade dos povos nas grandes lutas que se aproximam.

A convicçao de que a crise do capitalismo, na sua actual fase, tendo assumido um caracter estrutural, encaminha a humanidade para o abismo, através de guerras de agressão ditas "preventivas ou antecipativas", orientadas para o saque dos recursos naturais de povos do Terceiro Mundo, é hoje compartilhada por um numero crescente de historiadores, escritores, sociólogos e economistas de prestígio mundial.

Entre as personalidades estrangeiras convidadas ou apoiantes do Encontro — muitas já confirmaram a sua presença — incluem-se o egípcio Samir Amin, os franceses George Gastaud, François Chesnais, Georges Labica, Henri Alleg e Remy Herrera, o canadiano Michel Chossudovsky, o hungaro-britânico István Mészaros, a cubana Isabel Monal, os argentinos Julio Gambina e Nestor Kohan, os mexicanos Arturo Huerta e Octavio Rodriguez de Araujo, a chilena Marta Harnecker, os brasileiros Joao Pedro Stedile e César Benjamin, o venezuelano Rodolfo Sanz, o estadunidense John Catalinotto. Órgãos de comunicação prestigiados, como "Rebelión" e "Resumen Latino-Americano", terão os seus directores, Luciano Alzaga e Carlos Asnarez, presentes ao encontro.

Entre os portugueses que intervirão contam-se: o ex Primeiro Ministro general Vasco Gonçalves, José Barata Moura, Silas Cerqueira, Urbano Tavares Rodrigues, Jorge Cadima, Francisco Melo, Rui Namorado Rosa, Miguel Urbano Rodrigues, Jorge Figueiredo, Abilio Fernandes, Cláudio Torres.

Clique em Programa para ver os oradores, os temas e a distribuição por salas e cidades.


Para descarregar o poster do Encontro nas suas dimensões originais (formato A1, escalável) clique um dos links abaixo com o botão direito do rato e faça "Save As..." (descarregamento lento):
cartaz_grande_def.jpg (1831 kB)

Resistir

Sem comentários: