quinta-feira, julho 15, 2004

Bagão fica com o “bago”

Finalmente temos um Bio-curioso, i.é.: amante das árvorezinhas, dos passarinhos e das formiguinhas no governo das cigarras.

Pois é, o dr.Pedro Primeiro Ministro Santana já surpreendeu;.mas ainda mantenho uma perplexidade - , que é a de saber para onde vai o Ministério do “Bago”.

Quiçá vá para a belissíma herdade do seu Ministro. Era uma boa solução, pois já lá deve ter instalado um sistema de rega “gota a gota”, o que seria muito apropriado para as despesas que por aí se avizinham em PROPAGANDA do género –

“Você já reparou que Portugal está a mexer?”,

“Você já reparou que Portugal está na Europa?”,

“Você já reparou que a criminalidade diminuiu?” e estoutra,

“Você já reparou que o tunel já está quase concluído?” e , finalmente,

“Você já reparou que Portugal é o tunel?”

Eu sei que a cigarra vai dizer “tonel” em vez de “tunel”, mas é mesmo assim, dá-se ao “povo” aquilo que os “políticos” acham que o “povo”quer.

Espero que a cigarra cante e que as formigas continuem a trabalhar. Tudo se há-de resolver na hibernação “tunelar” e as “urnas de voto” avaliarão, de sua justiça, do cantar das “cigarras”. O eleitor não é cego nem surdo.

Venham lá mais Ministros, e já agora, “Ministérios por todo o lado”. Eis a velha máxima em acção: “Dividir para reinar”. Os conselhos de Ministros por video-conferência já o dr. Salazar os fazia sem gastos em telecomunicaçãoes : ouvia um Ministro de cada vez, os outros nunca ficavam a saber o que é que cada um dos outros pensava, valendo a voz do dono. Bela táctica, não? Ou será que a video-conferência funcionará de facto a exemplo do que se passa nos tribunais (quando se ouve, não se vê; quando se vê, não se ouve; e quando se ouve e se vê já não há nada para dizer ou ver.)? Espero que funcione de facto, pois se se gastar em telecomunicações poupa-se em transporte e acompanhamento por escoltas policiais de tantos ministros para o centro da cidade de Lisboa, e se vierem da "terra" mais complicado se torna.

Dr. Santana Cigarra Lopes, convença-me que afinal é Formiga, e render-me-ei nas urnas.

Não cante. Trabalhe.

Espero-lhe uma governação sem demagogias e com honorabilidade, assim, e só assim, lhe desejo boa-sorte para o período difícil que vai ter que enfrentar nos próximos dois anos - a não ser que seja convidado para Secretário Geral das Nações Unidas, o que compreenderíamos, e entenderíamos o seu desapego pelo poder em prol do bem da humanidade inteira.

Portugal merece melhor. Faça-o, se souber e se for capaz.

Conte com esta formiga, para o que der e vier. Portugal está acima dos interesses pessoais, as pessoas passam e Portugal fica, claro que mais rico ou mais pobre, mas sempre Portugal.

Há quem diga que cada povo tem os dirigentes que merece, mas eu sei que V.Exªa pensa que Você tem o povo que merece.

Espero sinceramente que V.Exª esteja enganado. Não espero encontrá-lo brevemente na "IOLA", na "Caras", na "Maria", nem em beberetes do JETEXETE etc, de quem sou leitor e frequentador assíduo , respectivamente.

Dizem lá na minha terra : "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és". Eis um provérbio que não se aplica a V.Exª, evidentemente.

José Cordeiro

Sem comentários: