segunda-feira, julho 19, 2004

Ambiente

Ártico Ameaçado

O Continente Ártico é um dos últimos locais do planeta onde as populações indígenas vivem consoante as suas tradições ancestrais. Contudo, devido ao aumento da dependência do continente europeu em relação aos recursos do Ártico, a região está a começar a ceder ao à fragmentação do território, às alterações climáticas e à poluição. A E.E.A. (Agência Europeia para o Ambiente) e a U.N.E.P. (Programa Ambiental das Nações Unidas) prepararam um relatório para despertar a atenção dos responsáveis políticos e da sociedade em geral face a e este problema.
Relatório do E.E.A. 
 
Despoluidor Natural

Uma equipa de investigadores americanos descobriu que uma espécie de feto – Pteris vittata – consegue sugar arsénico de água contaminada. Em menos de um dia, a planta reduz a concentração deste ácido para níveis inferiores aos estipulados pela Agência de Protecção Ambiental Americana como seguros para a saúde pública. A ser adoptado, este método teria grande utilidade em alguns países asiáticos: a água contaminada com arsénico mata, por ano, aproximadamente 3000 pessoas só no Bangladesh.
Nature   

Quioto Vale a Pena?

Foi lançado um relatório que explora os potenciais benefícios que o Protocolo de Quioto pode trazer para a poluição atmosférica na Europa, em termos de redução das emissões poluentes e alterações nos impactos ambientais. Este relatório baseia-se na comparação de três cenários que apenas diferem no uso dos vários mecanismos aprovados em Quioto.
Relatório da E.E.A. 
 
Boletim da Latitude zero

Sem comentários: