segunda-feira, junho 07, 2004

FSL

Fórum do Software Livre

Bons ventos estão soprando para a distribuição de bens culturais no Brasil. O ministério da Cultura deverá anunciar, nesta sexta-feira, a flexibilização da rígida política de direitos de autor e o incentivo à partilha do trabalho intelectual. A ideia é inscrever nas produções culturais frases como “alguns direitos reservados” ou mesmo “nenhum direito reservado” – em lugar do restritivo e usual “todos os direitos reservados”.

O palco da inovadora proposta será o V Fórum Internacional de Software Livre, que acontece de 2 a 5 de junho em Porto Alegre. O encontro reunirá milhares de desenvolvedores e adeptos dos programas para computador com licença aberta. Eles constituem uma das frentes mais avançadas da luta pela democratização do conhecimento – um conceito que o capitalismo neoliberal repele, mas que conquista cada vez mais apoiantes em todo o mundo. Neste terreno, o governo brasileiro não tem vacilado. Em 2004, ele abraçou definitivamente a causa, incentivando a adopção dos sistemas livres em diversas esferas do poder público e oferecendo incentivo à pesquisa tecnológica na área.

A cada ano que passa, o Fórum de Software Livre identifica-se mais com o Fórum Social Mundial. A ideia de partilhar conhecimento e informações é central para o movimento – e não será possível construir um outro mundo sem utilizar ferramentas livres...

Rafael Evangelista

Continue a ler este artigo

Sem comentários: