domingo, junho 27, 2004

Bielorrússia

Segundo o jornal PÚBLICO de hoje, domingo, o senhor Chris Patten, por alguns muito elogiado como possível presidente da Comissão Europeia, afirmou, a propósito das eleições sérvias de hoje:
"A Sérvia tem a escolher entre a integração na Europa, e a Bielorrússia."

Esta afirmação é inqualificável.

Primeiro, temos aqui o desprezo imperial por um país, a Bielorrússia, afirmado com todas as letras e sem rebuços. A Bielorrússia ocupa nesta frase o lugar que podia ser ocupado por "a África", "os cafres", ou qualquer outra expressão daquilo que o senhor Patten despreza. Muito agradecidos podem ficar os bielorrussos pela forma como o senhor Patten trata o seu país; para o senhor Patten, claramente, a Bielorrússia é um balde de merda. E, como o senhor Patten tem a noção da sua superioridade britânica, não se coíbe nem tem vergonha de afirmar essa sua opinião.

Segundo, temos aqui uma clara interferência sobre as eleições do povo sérvio. A mensagem é clara: se ganhar o candidato que nós queremos recebereis um doce, se não, ficareis na choldra. A solidariedade europeia é isto: obedecei às ordens. A democracia na versão europeia é isto: ganha quem deve, ou então que vão para a Bielorrússia.

Faz lembrar Reagan com a Nicarágua, quando avisou claramente que, ou os nicaraguenses votavam contra os sandinistas, ou teriam mais guerra. Claramente, Reagan deixou escola na Europa. E o senhor Chris Patten é um digno representante dessa escola.

Luís Lavoura

Sem comentários: