terça-feira, maio 25, 2004

Rumo ao FSM 2005

Companheir@s de caminho:

Esta carta inaugura o processo de mobilização para o V Fórum Social Mundial (FSM), que ocorrerá em Porto Alegre, Brasil, entre 26 e 31 de janeiro de 2005. Ela está sendo enviada, em diversos idiomas, para milhares de organizações que participaram das edições anteriores do FSM (em Porto Alegre em 2001, 2002 e 2003 e em Mumbai em 2004) e de todos os fóruns sociais regionais e temáticos já realizados. Além disto, ela poderá ser reproduzida e enviada para os endereços eletrônicos disponíveis através de comitês dos fóruns nacionais e locais, e divulgada o mais amplamente possível através de outros meios de comunicação.

Há uma razão especial para entrarmos em contato com tanta antecedência. Estamos preparando mudanças importantes para o V FSM. Queremos manter a diversidade do evento e, ao mesmo tempo, transformá-lo num espaço cada vez mais capaz de facilitar as articulações e ações comuns entre os que dele participam. Para isso, é preciso aperfeiçoar tanto o processo de definição das “grandes atividades” (as Conferências, Painéis, Testemunhos e Mesas de Diálogo e Controvérsias, definidas pelo Conselho Internacional) quanto à inscrição de centenas de Oficinas e Seminários, que podem ser propostos por qualquer entidade inscrita para o encontro.
Como tudo o que ocorre no FSM, este passo adiante só será possível com ampla participação de todos – inclusive a sua.

Este novo processo começa agora. Um questionário-consulta, que estará disponível a todas as organizações envolvidas com o FSM, procurará identificar que temas elas consideram importante discutir no Fórum 2005, e que atividades pretendem desenvolver em Porto Alegre. Estas respostas abrem um calendário de participação que se estende pelos próximos 8 meses. Contamos com sua participação!

Com o abraço do Secretariado Internacional do FSM

(Continue a ler este artigo)

Sem comentários: