quinta-feira, maio 20, 2004

Fronteira justa para o Mar de Timor

Neste momento decorrem entre os governos australiano e timorense negociações para a definição da fronteira marítima entre os dois países e da posse da imensa quantidade de petróleo que existe na região. O governo australiano tem conduzido as "negociações" de uma forma obscena com o objectivo de se apropriar da maior parte dos recursos que, à luz da lei internacional, pertencem a Timor ou, com mais subtileza, de protelar a definição da fronteira até que o petróleo e o gás natural se tenham esgotado e não haja mais nada para dividir.

A independência de Timor foi só o princípio, a guerra que se avizinha talvez seja mais difícil que a mantida durante 30 anos contra o invasor. Agora, o inimigo não tem cara, é muito mais hábil nas suas maquinações mas existe e não é menos perigoso.

Porque acredito (eu,mas não só eu) no poder da pressão da opinião pública, proponho que hoje, data do 2º aniversário da independência de Timor, enviemos um email com o texto ''Fronteira justa para o mar de Timor'' para o email da Embaixada da Austrália em Lisboa:

austemb.lisbon@dfat.gov.au

Para quem quiser saber um pouco mais sobre as negociações em curso:

aqui ou aqui.

Maria de Fátima Pacheco

Sem comentários: