sexta-feira, fevereiro 20, 2004

Exclusão

Pela Europa fora, a tal Europa que precisa de imigrantes como de pão para a boca, porque os europeus não procriam e cada vez vivem mais tempo e cada vez ficam mais velhos, a política xenófoba cresce de forma alarmante.

Depois da xenofobia francesa, que não deixa as pessoas trajarem como lhes apetece, aparece agora, mais preocupante, a xenofobia holandesa. A Holanda sempre foi um país aberto. Foi o país que acolheu os judeus portugueses, que ainda hoje conservam a sua sinagoga própria em Amsterdam. Foi o país que protegeu os judeus quando os nazis os arrancaram de suas casas.

Mas hoje a Holanda embarca numa perseguição aos estrangeiros, que fará corar de vergonha aqueles que ainda se lembrem dos nazis. Querem expulsar do país estrangeiros que já nele vivem há uma dezena de anos, com o argumento de que eles entraram a coberto de um pedido de asilo que não foi aceite.

Para quê, senhores? Que insanidade mental é esta, que se está a apoderar da Europa? Que maluqueira, que só faz lembrar a maluqueira anti-semita que se apoderou dos europeus nos anos 30, pode justificar isto?

Mete profundo nojo. Então na Holanda, é inacreditável.

Luís Lavoura

Sem comentários: