quinta-feira, fevereiro 26, 2004

Cidadania global

Boletim da Latitude zero

Sociedade Civil e Direitos Humanos

Jornalista Libertado

O jornalista marroquino Ali Lmrabet foi libertado da prisão, onde se encontrava detido desde 17 Junho de 2003, acusado de injúrias contra o Rei Mohamed VI e de ameaça à integridade do território nacional, através de artigos escritos no jornal que dirija, e particularmente a uma entrevista a um preso marroquino que apelava à autodeterminação do povo do Sahara Ocidental. A pressão exercida por organizações como a Amnistia Internacional foi decisiva para a libertação do jornalista.

Lula Razoável

A organização Human Rights Watch considera que o Presidente brasileiro Lula da Silva é já um exemplo na luta pelos direitos das minorias sexuais, tendo também demonstrado um empenho pessoal em elevar as questões de pobreza e fome às agendas internacionais. Ainda assim, esta organização mostra-se desapontada por Lula não ter condenado os abusos dos Direitos Humanos em países que visitou, como o Egipto, Líbia ou Cuba.

Direitos made in USA

Há dois anos que mais de 600 pessoas de 40 nacionalidades se encontram detidas na base norte americana de Guantanamo, sem terem qualquer conhecimento da acusação que os mantem presos, sem qualquer acesso a advogado ou a visitas de familiares. A Amnistia Internacional colocou em curso uma campanha em que é proposto o envio de uma carta de protesto ao Presidente Bush. Entre os detidos encontram-se também crianças com menos de 13 anos.

Site do Mês (http://www.unpo.org)

Dar voz a quem não a tem. A Unrepresented Nations and Peoples Organization (UNPO) quer promover as causas de povos indígenas, nações ocupadas, minorias e outras comunidades sem representação nos principais organismos internacionais. É um fórum democrático de comunidades e não de estados. Os seus princípios:
Não-Violência; Direitos Humanos; Auto-Determinação; Protecção Ambiental e Tolerância.

Sem comentários: