quinta-feira, janeiro 29, 2004

Manif dia 30 de Março

Chamamento da Assembleia dos Movimentos Sociais

A Assembleia dos Movimentos sociais reunida na cidade de Mumbai, Índia, durante o Fórum Social Mundial, emitia dia 21 de Janeiro um apelo, no qual convoca a cidadania mundial a mobilizar-se no próximo dia 20 de Março, aniversário do início da guerra do Iraque, “numa jornada internacional de protesto contra a guerra e a ocupação do Iraque, imposta pelos governos dos EUA, Inglaterra e seus aliados.

O apelo recorda que “A ocupação do Iraque mostrou a todo o mundo a cumplicidade existente entre militarismo e os interesses de algumas grandes empresas multinacionais, confirmando assim as razões que levaram às mobilizações contra a guerra.” Os movimentos pedem a retirada imediata das tropas de ocupação do Iraque e apoiam o povo Iraquiano “no seu direito à auto-determinação e soberania, assim como o direito a serem compensados pelos prejuízos causados pelo embargo e pela guerra.”

Declaram-se ainda em luta “contra todas as formas de terrorismo, incluindo o terrorismo de estado”, mas também contra “a utilização da luta ao terrorismo como pretexto para criminalizar os movimentos populares e os activistas sociais”. Denunciam as chamadas leis contra o terrorismo que estão a restringir os direitos civis e as liberdades democráticas em todo o Planeta. Exigem pôr um fim ao militarismo, cancelar os orçamentos militares astronómicos e fechar todas as bases norte Americanas em todo o Mundo.

[...]

Além da mobilização prevista para 20 de Março, outros objectivos deste ano será a mobilização a favor do povo Palestino, especialmente dia 30 de Março, Dia da Terra em Palestina, para reivindicar o direito dos refugiados ao regresso a casa e contra a construção do muro; dia 8 de Março, Dia internacional dos Direitos das Mulheres; mobilização mundial de dia 17 de Abril, Dia internacional de luta camponesa. Convocam-se ainda todos os Movimentos sociais à mobilização em Hong Kong para a próxima reunião da OMC.

Traduzido por Paulo Pereira da Agencia Latinoamericana de Informacion - ALAI

Sem comentários: