segunda-feira, janeiro 26, 2004

Cidadania global

Boletim da LATITUDE ZER0 (Comércio Justo)

Sociedade Civil e Direitos Humanos

Pobres deficientes

80% dos indivíduos com deficiência estão nos países do Sul, segundo dados do Banco Mundial. As suas incapacidades, produto das guerras, da má nutrição e das doenças contagiosas, são agravadas pela inoperância dos governos dos seus países. Segundo a organização Mundial de Pessoas com Deficiência, apenas 2% das crianças nestas condições recebe algum tipo de educação ou reabilitação, e os adultos têm três vezes mais hipóteses de estar desempregados.

Herança do Horror

A Liga Argelina para a Defesa dos Direitos Humanos descobriu uma vala comum com os cadáveres de 200 pessoas, desaparecidas após a detenção por uma milícia apoiada pelo estado, no seguimento da guerra civil que rompeu em 1991 e que durou uma década, colocando em confronto o regime e os seus adversários islamitas. Os defensores dos direitos humanos na região acreditam que pelo menos 7000 pessoas terão sido mortas após a sua prisão.

Fórum Social Mundial

Decorreu em Bombaim, Índia, até quarta-feira dia 21, o IV Fórum Social Mundial. Cinco temas estruturaram o evento: Globalização imperialista; Sectarismo religioso, políticas de identidade e fundamentalismo; Castas, racismo e exclusão social; Patriarcado e Militarização. Cada manhã fizeram-se quatro painéis de discussão, pela tarde decorreram actividades autogeridas e à noite deu-se uma conferência em torno de um de quatro eixos: Militarização, guerra e paz; Media, informação, conhecimentos e cultura; Democracia, segurança ambiental e economia e Exclusão, discriminação, dignidade, direitos e igualdade. Vale a pena consultar as conclusões deste evento único.


Sem comentários: