quinta-feira, dezembro 04, 2003

O clima "aquece" nos EUA

Novas provas demonstram que não restam dúvidas da relação existente entre as emissões industriais de gases (que provocam efeito de estufa) e o aquecimento global. Este fenómeno acelerou nos últimos 50 anos e ameaça continuar pelos próximos séculos. Quem o afirma são dois dos mais proeminentes cientistas Americanos; os resultados obtidos por Thomas Karl e Kevin Trenberth serão publicados na próxima sexta feira na prestigiada revista Science.

Os dois especialistas afirmaram que “poderá ser o maior desafio da humanidade” e avisaram que “o problema nunca será resolvido sem um aumento da cooperação internacional e a tomada de medidas concretas” [numa alusão ao protocolo de Quioto, a que os EUA não aderiram, embora sejam responsáveis por mais de 1/3 das emissões mundiais].

Estes cientistas estão em desacordo com a opinião de alguns cientistas, segundo a qual as oscilações térmicas são fenómenos normais e naturais: “As modernas mudanças climáticas são dominadas pela acção humana, que é actualmente suficientemente grande para que a sua influência ultrapasse os limites naturais da variação térmica.”
“Não temos dúvidas de que a composição da atmosfera mudou por causa das actividades humanas, e que hoje em dias os gases do efeito de estufa são os a maior influência humana no clima global”
Segundo os seus cálculos, há uma probabilidade de 90% de no fim deste século a temperatura tenha subido entre 3,1 e 8,9 graus Fahrenheit por causa das actividades humanas.

Entre as consequências apontadas desta mudança climática, está o extremar das condições climatéricas, com mais períodos de seca extrema e outros de cheias abundantes.
Prevêem ainda mais incêndios, mudanças abruptas da vegetação, e a fusão das calotes glaciares, provocando inundações em todas as zonas costeiras do mundo.

James Mahoney da administração Bush, disse que "eles são extremamente competentes e haverá muitos cientistas a concordar com as suas afirmações; mas haverá muitos outros a discordar. A minha visão é de certo modo mais aberta e despreconceituosa, já que na verdade não entendemos tão bem estas questões como gostaríamos."


David Perlman
, 4 de Dezembro de 2003.

Traduzido daqui

PS - Esta história lembra-me uma outra de um tal Galileu que dizia que a terra era redonda......

Sem comentários: