quarta-feira, outubro 22, 2003

Telejornal

Ontem resolvi fazer uma estatisticazinha do telejornal da RTP 2 (que mesmo assim, é o menos mau). Cá vai:

40 minutos de casos de tribunal, dos quais:

*20 minutos de Casa Pia, incluindo o famoso caso das escutas telefónicas. Os jornalistas também conseguiram deixar-nos com a pulga atrás da orelha relativamente ao julgamento de Bibi. Será que vai voltar a ser adiado? será que este processo será julgado com os outros todos que envolvem a Casa Pia? Definitivamente, a emoção está ao rubro; não percam o próximo episódio, que nós também não! Este foi o episódio 334 desta fantástica telenovela que começou em Novembro passado, demonstrando que os 4 canais de televisão quando querem até sabem colaborar, passando todas a mesma telenovela, com episódios a durar entre 20 e 30 minutos cada dia, sem parar!
*10 minutos para discutir a justiça, com o senhor Bastonário da ordem dos advogados (confesso que adormeci nesta parte...).
*5 minutos dedicados ao maléfico meliante que matou a filha (ainda não sabemos) e que a violou, não necessariamente por esta ordem. Foi bonito de ver o pelotão de linxamento à porta do tribunal. Disto é que o nosso povo gosta. O homem não é tratado como doente (que é) mas sim como um cão a abater ali mesmo, nas escadarias do tribunal...
*3 minutos para a campeã da ortografia, Edite Estrela, que assume a responsabilidade política mas não a autoria material da publicidade-campanha que a incrimina. Depois de Lynce e Martins da Cruz, uma socialista vem demonstrar a honestidade, transparência e capacidade de sacrifício dos nossos políticos.
*2 minutos de outro caso que agora não nem lembra (mas não era a Moderna, uma telenovela em franca regressão).

Outros assuntos nacionais

*10 minutos de outras miudezas nacionais, como as greves estudantis com adesão de 95%, fenómeno claramente cíclico (palavras sagradas do nosso presidente), como a primavera ou as cheias do Nilo (ciclos anuais), a bianal de Vila Nova da Cerveira (ciclo bianal), os governos (ciclos quadrianais), as pragas de gafanhotos (ciclos octanais) ou o cometa haley (ciclos septentanais). As greves e manifestações estudantis cíclicas ainda não estão bem estudadas, mas estão curiosamente em fase com as propinas e seus aumentos cíclicos assim como com as quedas de governo cíclicas. O período de recorrência deste interessante fenómeno é de aproximadamente 10 anos, mas estudos comparativos com outros países são necessários para consolidar a teoria do nosso presidente.

Assuntos internacionais

*5 minutos de assuntos internacionais, com o Bush mais uma carrada de chefes de estado todos vestidos de igual, como uma boneca barby Malaia ou uma coisa do estilo. O costume na faixa de gaza, com uma carrada de civis feridos e alguns mortos, para além dos terroristas visados pelos helicópteros apache e pelos F15. Uma manif de funcionários no Iraque.

Bola

*5 minutos para antecipar os jogos europeus da taça dos campeões....

PP

PS - verdade verdadinha; confirmem vocês hoje à noite....

Sem comentários: