terça-feira, outubro 14, 2003

Parcerias

Uma das boas possibilidades que o FSP abriu , foi o facto de ter posto em contacto umas Associações/ONG´s, com as outras, que antes não se conheciam, e puderam assim começar um diálogo, útil para ambas as partes, dialogo que pensamos ser frutuoso também para o movimento social, em geral, a despeito da diversidade de pontos de vista .

Muito embora se note um entrincheiramento muito firme de certos grupos, e ONG´s de acordo com as suas categorias ideologico-politicas, de que certos plenários são exemplo, a Opus Gay acredita e defende, que é preciso ultrapassar essa lógica de "quintarola" ideológica e de trincheira . Por isso , ela própria tenta abrir-se ao dialogo com todos que quiserem dialogar connosco, ultrapassando dificuldades e contradições que podem ainda haver a este respeito.

Assim, porque estamos e reafirmamos este espírito de abertura, preferimos sair da nossa sede e ir ao encontro dos outros, pelo que entramos em contacto com a Casa do Brasil, que também esteve no Fórum Social Português para levar a efeito o colóquio com o conhecido antropólogo brasileiro, Professor Luiz Mott, sobre "Direitos Humanos no Brasil ", no próximo dia 16 Out, 20.30 , no que fomos muito bem sucedidos. Esperemos, agora que apareçam lá..

Entretanto, já tínhamos inesperadamente aberto um espaço, num semanário que antes nos era profundamente adverso, e homofóbico: "O Crime". Algo mudou nele relativamente a nós .Isto aconteceu, porque dialogamos, independentemente do quadro ideológico. Dialogamos graças à Plataforma "Não ao Abuso Sexual de Crianças" que aquele jornal desde o inicio apoiou, perante a indiferença da maior parte , acantonados na lógica da "quinta ideológica", a despeito das três associações que formam a Plataforma não estarem contadas partidariamente, ACED, Associaçao contra a Violência e Opus Gay. De facto, a questão do Abuso Sexual , percebe-se, é outra que levanta muitos receios, dificuldades e contradições até à esquerda. O jornal está agora a levar a efeito uma série de conferencias na Livraria Sem Medos, Lisboa, às 5ª feiras, que são interessantes, por causa da qualidade dos intervenientes e denotam uma vontade mudança .

Depois, chegou-nos também um simpatico convite da Associação Cultural "PédeXumbo", que muito nos honrou , e cuja capacidade realizadora conhecemos melhor quando estivemos, em finais de Agosto, em S.Pedro do Sul no excelente Festival que é o "Andanças".
Aceitamos o convite. Vamos falar sobre a agenda europeia.
Mas achamos que temos de começar a sair da Grande Lisboa, sem recusar as interessantes propostas que nos estão chegando , e esperamos que de Coimbra, Porto, Beja , Algarve também nos cheguem sugestões de associações ligadas ao FSP, ou não, mas que queiram ultrapassar aos poucos , essa lógica ideológica redutora de trincheira, que referimos. Deixamo-vos o desafio!

Entao, aqui fica a agenda para esta semana. Lá vos esperamos!

Dia 16 de Outubro, 5ªa feira
às 20 30, na Casa do Brasil de Lisboa - R. S. Pedro de Alcantâra,63-1º
SUPER DEBATE!
"Direitos Humanos e Minorias Sexuais no Brasil", Luiz Mott, Universidade Federal da Baía - Grupo Gay da Baía, Casa do Brasil em Lisboa e Opus Gay

DEBATE: PROSTITUIÇÃO: LEGALIZAÇÃO OU REPRESSÃO?
16 de Outubro / Quinta-feira / 18h.
Livraria CEM MEDOS
(Rua da Rosa, 97/99 - Bairro Alto)
Oradores: Inês Fontinha, Associação "O Ninho"; João Alves da Costa,
Escritor; José Barra da Costa, Antropólogo; Lola, Travesti e prostituto.
Moderador: Maria Carvalho Costa, Jornalista de "o Crime".
Recital de Poesia - Maria Helena Alves



Dia 17 de Outubro - 6ª feira
Pé na Índia
22h00 – Tertúlia: “O caminho da diversidade contra a discriminação” pela Associação Opus Gay.
Baile com danças do mundo organizado pela Associação PédeXumbo. Uma óptima oportunidade para pôr em prática o que aprendeu nas oficinas de danças tradicionais, provar o” Ponche Bissap” ou o “Traguito da Mó” e conviver!.
Local: espaço da Mó de Vida, Calçadinha da Horta, no Pragal Velho, Almada (subir escadinhas em frente da esquadra da Polícia).

Antonio Serzedelo

Sem comentários: