MENSAGEM DA OPUSGAY NO DIA MUNDIAL DO IDOSO
Celebra-se hoje o Dia Mundial do Idoso e a Opus gay recorda que os gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais portugueses que vivem entre nós se encontram numa situação particularmente desfavorecida, marcada pelo homofobia reinante.
Portugal, um país onde cada vez mais há mais idosos, logo muitos glbt, ninguém se preocupa com os problemas específicos desta minoria dentro da minoria, até porque estão na invisibilidade total, e os mass media nunca os referem.
Nas residências para pessoas da Terceira Idade não se pensa nunca que algum deles possa ser gay, ou lésbica, razão porque muitos preferem idosos ficar sós, e morrer em solidão, do que ir para um lugar onde podem ser humilhados por causa da sua orientação sexual. Como pode um idoso reivindicar para si e seu/sua companheir@ um quarto numa destas residências, como faria qualquer casal heterossexual?
De facto, nem os psicólogos, os médicos, o pessoal administrativo, ou social, estão preparados para resolver e enfrentar estas situações, por falta de formação especializada, para resolver os problemas específicos destas pessoas, numa fase da vida em que estão ainda mais fragilizadas, e sem protecção legal .
Como é sabido não existem em Portugal estudos sobre esta matéria, nem residências, ou esquemas de recepcionamento para idosos glbt, muito embora a Opus Gay e outras associações tivessem integrado um trabalho para esta área que ficou interrompido com a chegada ao poder deste Governo.
A Opus Gay apela assim para que a situação destas pessoas não seja desrespeitada, nem esquecida, que os sindicatos estejam atentos a ela, e para que se encontre uma politica, e estratégias inclusivas, com programas subvencionados dirigidos a estes cidadãos.
Opus Gay Associação
Sem comentários:
Enviar um comentário