segunda-feira, setembro 22, 2003

XII Congresso Florestal Mundial
21 a 28 de Setembro de 2003

Vai realizar-se no Québec, de 21 a 28 de Setembro, o XII Congresso Florestal Mundial. O Congresso Florestal Mundial realiza-se de 6 em 6 anos sob a égide da FAO.

Este Congresso constituirá um forum vasto e aberto durante o qual serão debatidas as relações de indivíduos e comunidades com a floresta. Durante sete dias, representantes de governos e da ciência, da indústria e organizações não-governamentais, encontrar-se-ão para discutir e propôr linhas de acção que deverão influenciar as políticas e a gestão florestais do futuro.

As florestas têm sido um suporte da vida na Terra desde tempos imemoriais, providenciando alimentos, abrigo, energia, madeira e habitats para a vida selvagem, assegurando também a conservação dos solos e da água. As florestas são uma fonte de rendimentos, de identidade cultural e de bem-estar. Um dos maiores desafios da actualidade é encontrar formas de equilibrar a procura crescente de bens e serviços florestais, muitas vezes antagónicos, por parte de quem depende das florestas para o desenvolvimento e para a sobrevivência.

Sendo essenciais para a vida humana, as florestas têm a marca do desenvolvimento da humanidade. A sua sobrevivência e capacidade de responder às necessidades humanas preservando a vida depende em grande medida das nossas acções e actividades. A participação e o trabalho de todos são necessários para a conservação, gestão e desenvolvimento das florestas.

O tema do XII Congresso Florestal Mundial é “Florestas, fonte de vida”. As discussões e deliberações do congresso gravitarão à volta das áreas seguintes, cada área com vários sub-temas:

- Florestas para as populações;
- Florestas para o Planeta;
- As populações e as florestas em harmonia.

O tema escolhido para o Congresso de Québec, coloca a ênfase na interdependência entre as florestas e as populações que nelas vivem ou delas dependem, quer ao nível local quer regional. As florestas devem ser geridas de forma sustentável e para isso, a dimensão económico-social é crucial no sucesso dessa gestão.

Dez tópicos são colocados para discussão de forma que qualquer pessoa que consulte o site do congresso pode opinar e fazer sugestões:

1 - Madeira: um produto “amigo” do ambiente?
2 - Gestão participada: uma panaceia ou uma reforma cosmética?
3 - Gestão Florestal Sustentável: custos e benefícios, e para quem?
4 - Alterações climáticas: oportunidades ou uma ameaça para a gestão florestal?
5 - Plantações Florestais: fonte de biodiversidade?
6 - Sistemas agro-florestais: coisas do passado ou do futuro?
7 - Conservação das florestas e a pobreza: dois temas contraditórios ou duas faces do mesmo desafio?
8 - Quem decide o futuro das florestas?
9 - Florestas: um território ou um sector?
10 - Globalização: até onde deve ir?

Para obter mais informações sobre o XII Congresso Florestal Mundial vá aqui.

PP

Sem comentários: