segunda-feira, setembro 22, 2003

Nota de emprego I

Neste momento de crise em que eu, como muitos outros, estão no desemprego, nada como uma leitura estimulante para motivar os mais desesperados. A leitura em causa é o livro "Trabalha para ti: 20 Indústrias práticas" de 1953, que ensina a produzir pomadas, tintas, cremes, perfumes, colas, peles, caramelos, refrigerantes, sabões, carimbos, grudes, etc. com um incentivo logo na primeira página:
"Este livro é a base de muitas fortunas"

Cá ficam as primeiras de muitas sugestões.

1 - Brilhantina

Com as simples fórmulas que seguem podem-se preparar produtos económicos e que servem de base às melhore brilhantinas.

Água destilada.....................................700 grs.
Glicerina neutra....................................300 grs.
Alcool a 90º..........................................1 litro
Essência de lilás da Pérsia...................110 gotas
Essência de jasmim triple.....................100 gotas
Essência de triple.................................70 gotas

Preparação - Misturam-se as essências com o álcool e em seguida com a água e a glicerina. Agita-se bem e filtra-se. E já está, mãos à obra e buga lá fazer fortuna a vender litros e litros de brilhantina. Conselho importante: para diversificar a oferta, juntar diferentes perfumes, que podem variar em quantidade e qualidade, mas o mais importante é que nunca falte uma boa essência de rosas (como é óbvio)!!!!
A par da magia de alguns "duetos" famosos (como o café com leite ou a tosta mista), a brilhantina a cheirar a rosas já faz parte do imaginário popular, não se podendo dissociar uma coisa da outra....

2 - Desmistificar o curtimento de peles

Antigamente, usava-se, para curtir peles, excrementos de cão, de galinhas ou de pombo. Apesar de se ter procurado substituir estes excrementos por produtos químicos, o melhor continua a ser a utilização dos ditos, em virtude desses dejectos lhes darem flor suave, fina e sedosa, perfeição de outra forma nunca atingida.
Por isso, basta um cão, bem alimentado, para produzir os excrementos necessários para uma pequena indústria de curtir peles; ou 10 galinhas ou mesmo 30 pombos (desaconselhamos os últimos pela dificuldade em centralizar os excrementos - no entanto, se viver numa grande cidade, não terá dificuldade em recolher o material necessário nos monumentos e nos parapeitos dos edifícios históricos - quem não caça com cão....). Se não vejamos: para cada 50 peles de boi, ou 50 metades, a curtir, bastam 5 quilos de pasta fermentada, do excremento de cão, e água suficiente para cobrir as peles; para 180 peles de ovelha bastam 11 quilos e para 500 peles de cordeiro ou de cabra, bastam 25 quilos. Animador, não?

(isto continuará...)

PP textos adaptados da obra "Trabalha para ti", Empresa Literária Universal.

Sem comentários: