Dia 1 de Agosto às 18h
O navio escola chileno "Esmeralda" está a realizar uma viagem de "boa vontade", através do mundo.
No "Esmeralda" foram torturadas centenas de pessoas, algumas até à morte, a seguir ao golpe de Estado de Augusto Pinochet.
Uma das vítimas foi o Padre católico Michael Woodward, torturado até à morte.
O "Esmeralda" é o cartão de visita itinerante do Chile, embora tenha sido um barco da morte e nem sequer tenha mudado de nome. É lamentável que seja usado como "embaixada" chilena.
O Reino Unido, a Espanha, os Países Baixos e a Suécia impediram a sua entrada nas suas águas territoriais. Embora Portugal não constasse do seu percurso, fundeou em Ponta Delgada, Açores, a 30 de Julho de 2003.
A Amnistia Internacional – Secção Portuguesa (AISP) lamenta profundamente que lhe tenha sido dado autorização de entrada em Portugal, tanto mais que actualmente se verificam acções de alguns sectores chilenos no sentido da obstrução da justiça.
Para chamar a atenção para os crimes contra a humanidade cometidos no Chile e para a impunidade de muitos torturadores, a AISP convoca uma vigília frente à Embaixada do Chile, no dia 1 de Agosto de 2003 às 18h, sita na Av. Miguel Bombarda, nº 5, 1º em Lisboa.
Contamos com a sua participação!
Um abraço,
Cláudia Pedra (Directora)
Amnistia Internacional - Secção Portuguesa
mailar
Sem comentários:
Enviar um comentário