A vantagem de não se ter um “documento final”
Chico Whitaker 14/03/2003
"A Carta de Princípios do Fórum reforça ainda mais essa perspectiva ao tratar da questão de eventuais “documentos finais”. Ainda que se conseguisse que não fossem redutores e simplificadores, como ocorre em geral com os “documentos finais”, o Fórum não os tem, enquanto Fórum. "
"O que ocorre é que uma praça não faz “declarações”. É evidente que aqueles que nela se encontram podem fazê-lo. Os participantes do Fórum Social Mundial podem fazer todas as declarações finais que quiserem – e é bom que as façam."
"Todo e qualquer documento ou declaração nele proposta será, assim, uma manifestação daqueles e somente daqueles que as subscreverem, livremente, sem pressões nem controles de tomadas de posição. Por isso mesmo a Carta do Fórum estabelece que declarações e propostas não podem ser votadas ou aclamadas pelos participantes do Fórum, enquanto manifestações do conjunto dos freqüentadores dessa “praça”. Na verdade, isto faria com que muitos se afastassem do espaço Fórum, por não aceitarem ou não estarem de acordo com líderes que estivessem ridiculamente pretendendo conduzi-los do alto de suas árvores ou colinas. "
"Esta opção adotada no Fórum foi aliás bem compreendida pelo grande número de participantes que afluíram, na última edição do Fórum em Porto Alegre, ao “Mural de Propostas de Ação adotadas durante o Fórum de 2003”. Além de abrirem espaço para que todos se exprimissem, as propostas e declarações finais trazidas a esse Mural – ou a ele enviados posteriormente - dão conta precisamente da riqueza e da diversidade dos engajamentos dos participantes."
"Como se a “praça” do Fórum passasse a ficar permanentemente aberta, estendendo-se tempo e espaço afora, muito mais amplamente do que no tempo e espaço limitados dos cinco dias de Porto Alegre. Apoiando-se agora nas enormes possibilidades abertas pela Internet, eles podem se transformar em mais contatos e mais ações concretas. O mesmo pode acontecer com “Murais de propostas” que sejam montados em outros eventos. "
Sem comentários:
Enviar um comentário