Nota meteorológica
Com 42º à sombra, é necessário reflectirmos sobre a origem do nosso sofrimento: já que morremos de calor, ao menos que tenhamos consciência do fenómeno. Pior que o calor, só mesmo a ignorância de saber porque nos acontece isto; até os condenados à guilhotina tinham mais sorte que nós: eles pelo menos sabiam porque é as suas cabeças iriam rolar inexoravelmente. Para sairmos das grilhetas da ignorância, nada como falarmos com os especialistas. Neste caso, duas perguntas afloram as nossas mentes conturbadas pelo calor: porque é que agora estamos com mais de 40º enquanto que na semana passada as temperaturas estavam amenas (se se lembrarem, também não havia nuvens)? porque é que o sol tem umas cores mais estranhas (está bem, é menos interessante como pergunta mas justifica-se pelo interesse da resposta)?
1ª resposta - as temperaturas brutais que temos que suportar têm a ver com massas de ar quente que vêm directamente do Sahara. Acontece muitas vezes, mas na maior parte das vezes o ar é arrefecido ao atravessar uma parte do oceano Atlântico; quando isso não acontece (como é agora o caso), temos direito a cozer lentamente em banho maria nos nosso locais de trabalho.
2ª resposta - as cores manhosas do sol assim como a pouca visibilidade que temos hoje tem a ver com os biliões de minúsculas partículas de areia transportadas nessas massa de ar; a bem dizer o ar está sujo. A vantagem é que se quiserem um "recuerdo" do Sahara, tipo as tradicionais provetas com areia, basta andarem com um camaroeiro de malha muito fina (daqueles que se utilizam para apanhar plancton) na janela do carro durante umas horitas, que já deve dar para terem uma amostra jeitosa de areia; de certeza que vão fazer um figurão com a proveta repleta dos preciosos grãos de areia, e responderam de uma forma muito expedita ao apelo do estado: "vá para fora cá dentro"; neste caso, é o deserto que vem até nós, poupando-nos centenas de quilómetros de canseiras, despesas e hotéis manhosos. Boas férias!
PP
PS - de certeza que depois de iluminados pelo conhecimento encaram a canícula de uma forma completamente diferente.....afinal, não é todos os dias que temos o Sahara ao alcance da mão!!
Sem comentários:
Enviar um comentário